sábado, 17 de janeiro de 2009




"As coisas que restam, sobrevivem num lugar da alma que se chama saudade.
A saudade é o bolso, onde a alma guarda aquilo que ela provou e aprovou.
Aprovadas, foram as experiências que deram alegria.
O que valeu a pena está destinado à eternidade.
A saudade é o rosto da eternidade refletida no rio do tempo..."
( Rubem Alves )



Ainda sinto saudades de tudo que marcou minha vida...
Quando vejo fotos do Rio,
Sinto saudades quando me lembro do passado, mas sinto saudades do futuro incerto também.
Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, mas permanecem em meu afeto, de pessoas com quem nunca mais falei ou cruzei.
Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, do segundo, do terceiro, do amor de agora e daqueles que ainda vou vir a ter, ainda que seja o mesmo amor, de cara nova e transformado.
Saudades de uma viagem de ônibus de volta para casa, de uma prosa com alguém que faz a viagem ficar mais leve, de ficar mais um tempo, de ter que voltar...
Esse sentimento me toma e me invade quando lembro dos primeiros livros que li e me fizeram viajar, dos discos que ouvi e me fizeram sonhar, das coisas que vivi, e das que deixei passar.
Quantas vezes tenho vontade de encontrar não sei o quê, não sei aonde, para resgatar alguma coisa que eu nem sei o que é, e nem onde perdi...
Vejo o mundo girando e penso que poderia estar sentindo saudades em japonês, russo, italiano, mas que minha saudade só fala português.
Acho que nada que possa ser dito em outra língua é maior que saudade. Nada pode abarcar esse sentimento enorme que é a imensa falta que sentimos de coisas, sensações e pessoas queridas.
E é isso que me faz ter mais saudades...
É que encontrei uma palavra para usar todas as vezes em que sinto esse aperto no peito, meio nostálgico, meio gostoso, mas que funciona bem quando se quer falar de vida e sentimentos.
Ela é a prova inequívoca de que somos sensíveis, de que amamos muito o que tivemos e lamentamos as coisas boas que perdemos ao longo da nossa existência.
Sentir saudades é lindíssimo, quando ela ajuda a construir novas possibilidades...


Flor de Bela Alma...

Nenhum comentário:

Postar um comentário